Inspire-se para decorar no estilo boho

Inspire-se para decorar no estilo boho

8 de junho de 2018

Tendências

É muito mais fácil ser apaixonado pela sua casa quando você se vê em cada cantinho. Para que esse amor todo se torne possível, o estilo boho propõe espaços totalmente personalizados, sem regras, despojados e altamente aconchegantes.

O nome do estilo vem do inglês ‘’bohemian’’, que é usado para designar quem leva uma vida alegre, hedonista e livre. A estética segue exatamente a mesma linha, deixando cada pessoa ser autônoma para decorar a própria casa como achar melhor.

Entendendo o conceito

Entendendo o conceito

A contracultura boêmia surgiu logo após a revolução francesa como forma de descrever um estilo de vida não tradicional. O que no começo era visto como excêntrico começou a cair no gosto de quem não se encaixava em uma estética específica.

Na época, o povo cigano Romani servia de inspiração para os boêmios, que passaram a se reinventar a cada década. Nos anos 50, eles eram os beatnik, em 60 e 70 identificavam-se com os hippies.

O estilo boho moderno é uma mistura de todas as estéticas adotadas por pessoas que rejeitam a cultura dominante. Então é possível ver um pouco de folk, hippie, country, gypsy e vintage aliados ao culto à natureza e à liberdade de expressão pelo meio da arte.

Como aplicar o estilo boho em casa?

Como aplicar o estilo boho em casa

Antes de tudo, deixe as regras da porta para fora. Aqui a ideia é desconstruir os conceitos decorativos tradicionais. A proposta é usar tudo o que faz bem, traz felicidade aos olhos e ao coração. O resultado é uma decoração única, diferenciada e surpreendente.

No estilo boho tem espaço para tudo: suas lembranças de viagem, heranças dos avós, presentes de pessoas queridas e até aquela peça que você viu em uma feirinha de artesanatos e acha que não combina muito com o seu ambiente. Se você gosta, está tudo liberado!

Cores e estampas

Cores e estampas

A decoração boho dá espaço para todas as cores, mas se você tem receio de não combinar, aposte em paredes brancas, que podem ser preenchidas de forma harmônica muito mais facilmente. Tons aconchegantes, como cru, caramelo, mostarda, chocolate e terra também ficam ótimos em espaços convidativos.

Para estampas, experimente misturar florais, tribais, orientais, hippies e elementos de tapeçaria. A ordem é a mistura de padronagens em tecidos em toque suave, como linho, veludo, camurça e algodão.

Amor pelo artesanal

Amor pelo artesanal

Um dos pilares do estilo é dar valor ao do it yourself, ou seja, peças feitas à mão. Isso dá espaço para compor o crochê da vovó com a tapeçaria, macramê com cerâmica e couro com miçanga.

Objetos que parecem artesanais também são perfeitos para o boho. Móveis em texturas naturais, como madeira, rattan e sisal, além de trazerem personalidade, contribuem para um visual acolhedor.

[spl_news]

Cuidado com excessos!

O estilo boho dá liberdade total para quem quer compor, mas é recomendado ter cuidado com os excessos. Aposte em paredes sem cor para dar uma base neutra, além de móveis básicos para poder combinar com suas estampas.

A estética tem conquistado todos os que desejam uma casa personalizada. O boho é um estilo de vida que se traduz em espaços ousados, acolhedores, coloridos e com a cara de seus donos.

Camila Alves
Apaixonada por decoração, design e arquitetura, escreve sobre os assuntos há 9 anos. Formada em Design de Moda, passou por diversos veículos durante sua carreira profissional. Aproveita os finais de semana para colocar em prática seus projetos de Do It Yourself.