Principais tendências para quarto infantil

Principais tendências para decoração de quarto infantil

23 de maio de 2018

Tendências

Apesar de alguns pais terem a sensação de que o tempo está passando rápido demais, em algum momento chega a hora de admitir que o filho não é mais um bebê.

Essa observação vem acompanhada da troca de móveis e da criação de uma nova decoração de quarto infantil. Para ajudar na tarefa, selecionamos algumas tendências e ideias de cômodos para te inspirar.

Quarto montessoriano

Decoração de quarto infantil montessoriano
Projeto: Renata Dutra (Foto: Haruo Mikami – Divulgação Casa Cor)

A educadora e pedagoga Maria Montessori é responsável pela criação do Método Montessori e defende que a criança deve ser o centro da aprendizagem. Porém, essa forma de conhecimento não fica só na escola. Alguns ensinamentos se estendem para casa, adaptando a decoração para que ela seja mais independente.

A decoração de quarto infantil montessoriano não é feita para os adultos e sim para os pequenos. O ideal é montar um ambiente funcional para que eles alcancem tudo.

[spl_news]

O primeiro passo para aderir à estratégia é optar por uma cama baixa e, assim, deixar que eles se levantem sozinhos todos os dias. Outros atributos a serem inseridos no ambiente são prateleiras baixas com livros e um espaço para brinquedos na altura da criança. Assim, elas ficam à vontade para explorar o espaço.

Cama de casinha

Cama de casinha para decoração de quarto infantil

Com a popularização do quarto montessoriano veio a febre por camas perto do chão. Entre elas, a preferida dos papais e mamães é a que tem formato de casinha.

Segundo o método, os móveis posicionados ao chão facilitam a locomoção, o que proporciona autoconhecimento e acelera o desenvolvimento.

O desenho do produto cria um espaço lúdico que convida à brincadeira. Nas vigas de madeira podem ser penduradas bandeirinhas, brinquedos, móbiles e outros itens que estimulem a curiosidade.

Quarto genderless

Decoração de quarto infantil genderless
Projeto: Marco Dias Reis (Foto: Divulgação Casa Cor)

Foi-se o tempo onde algo rosa era de menina e azul de menino. Com essa evolução acontecendo no mundo, a decoração de quarto infantil genderless começou a ganhar força nos últimos anos.

A expressão genderless significa “sem gênero”, ou seja, neutro. É uma composição que pode servir para todos, inclusive para irmãos que dividem quarto e pais que estão aguardando um bebê, mas que não querem saber o sexo.

A paleta conta com cores neutras, como bege, branco, marrom, amarelo e verde. Mas ela não para por aí, pois inclui como imparciais tons que antes eram vistos como indicadores de gênero, como rosa e azul.

Móveis coloridos

Móveis coloridos para decoração de quarto infantil Projeto: Mariana Fogliato (Foto: Divulgação Casa Cor)

Outro estilo que está em alta para a decoração de quarto infantil é o uso de móveis coloridos, que estão ganhando cada vez mais destaque entre pais que querem um ambiente divertido para seus filhos.

Se você vai trocar os móveis e quer aderir às cores, saiba que é possível fazer isso de forma personalizada. Basta escolher um item do antigo quarto de bebê, como cômoda, por exemplo, e pintá-lo em um tom bem descontraído. Outra dica é mandar revestir a poltrona de amamentação com um tecido alegre e criar um cantinho da leitura.

Decoração de quarto infantil com madeira

Decoração de quarto infantil com madeira Projeto: Carina Beduschi, Diego Lemos e Rita Lemos (Foto: Lio Simas – Divulgação Casa Cor)

Demorou, mas a madeira na decoração de quarto infantil voltou com tudo. Berços, camas, armários, escrivaninhas e até brinquedos no material foram vistos nas últimas feiras que ditam moda no mundo do design.

A matéria-prima é uma excelente forma de conectar o seu pequeno com a natureza, além de ser capaz de trazer aconchego para o ambiente e esquentá-lo em períodos de inverno.

Incluindo elementos lúdicos na composição, você quebra a seriedade da madeira. Aposte em brinquedos, estampas geométricas, tocas, quadros e outros elementos que expressem a personalidade do seu filho.

Foto de abertura – Projeto: SP Studio Foto: Marco Antônio – Divulgação Casacor
Camila Alves
Apaixonada por decoração, design e arquitetura, escreve sobre os assuntos há 9 anos. Formada em Design de Moda, passou por diversos veículos durante sua carreira profissional. Aproveita os finais de semana para colocar em prática seus projetos de Do It Yourself.