urban-jungle-blog-decoracao-plantas-em-casa

Urban jungle – aposte nesta tendência e tenha sua própria floresta em casa

Tendências

Ter plantas dentro de casa é uma tendência cada vez mais forte e presente no mundo da decoração. Conhecido como urban jungle, o estilo traz um ar de floresta para dentro do ambiente. Para isso, aposte em diversos elementos. Como revestimentos, aromas, cores, materiais e outros itens são usados para trazer o efeito desejado nos cômodos.

Fato é que ter plantas em casa traz diversos benefícios à saúde – como por exemplo: purifica o ar, ajudar a relaxar, a ter mais concentração, diminuir as alergias e umidificar os locais. Diante disso, por que não criar a sua própria floresta particular? Além dessas vantagens já citadas, ainda compor naturalmente a sua decoração? Descubra como criar a sua floresta particular.

Como começar o estilo urban jungle?

urban jungle-por-onde-começar-plantas-em-casa

A tendência é capaz de trazer personalidade aos ambientes. Por isso, deve ser marcante, como se fosse uma “invasão de plantas” pela casa. Isso significa que o estilo não é composto por um vaso ali e outro aqui. Na verdade, a ideia é espalhar o verde em diversos locais – e até mesmo em pontos inusitados e ir além da varanda.

Para começar, você pode escolher um cômodo e ver o resultado ou até já fazer o planejamento para a casa toda. E onde tiver espaço, desde que não atrapalhe a circulação, as plantas são bem-vindas. Samambaia, suculenta, jiboia, espada de São Jorge e costela-de-adão são algumas recomendadas para locais internos.

Essas espécies estão entre as ideais, uma vez que não precisam de muita água e nem de luz natural em abundância para que cresçam saudáveis. Isso porque, mesmo que os ambientes contém janelas mais amplas, a parte interior da casa não consegue receber tanta luz natural como a parte exterior.

Entre as plantas de casa moderna, há uma opção diferenciada, que á a cheflera, uma árvore ornamental que não requer muitos cuidados intensos. Ela combina com florestas urbanas, sendo uma alternativa para o urban jungle. Para o cultivo, pode ser posicionada a meia-sombra. O solo precisa ser abundante em matéria orgânica.

Onde colocar?

Urban-Jungle-Plantasemcasa-sala-banheiro-decoração

Photo by Brina Blum and Lisa Moyneur  on Unsplash

Como já mencionado, o estilo pode ser aplicado em diferentes cômodos, até mesmo os que são mais úmidos. No banheiro, por exemplo, é necessário ter cuidado ao escolher as plantas que sobrevivam e aguentem a umidade. Leia este artigo já publicado e saiba quais as mais indicadas.

Na sala, o cômodo pode ganhar ares de floresta ao espalhar as espécies em estantes, prateleiras, em cima dos móveis e em suportes metálicos, por exemplo. Vale ainda, se for da vontade de morador e ele se sentir à vontade, deixar a criatividade fluir e pendurar algumas plantas no teto.

Já no quarto, elas ajudam a ter uma noite de sono mais tranquila e restauradora. Além disso, adotar esse estilo dentro do cômodo deixa-o mais aconchegante. Afinal, os elementos da natureza são capazes de renovar as energias presentes no ambiente e deixam a decoração mais elegante e agradável. Confira algumas opções neste post.

Décor com plantas em casa

urban-jungle-décor-plantas-em-casa

Na hora de planejar como definir as plantas que vão ser espalhadas pela casa, lembre-se de deixar a criatividade vir à tona. Para ter um resultado único e personalizado, use diferentes formatos, cores e tamanhos de vasos. Por outro lado, também é possível deixar uma planta que cresça muito ficar espalhada em algum móvel. Ficará chic!

Algumas espécies, por exemplo, podem precisar ficar em contato com a água para que durem mais. Para isso, não se preocupe: dá para inovar e brincar com as possibilidades. Uma das sugestões é trabalhar com recipientes mais sofisticados, como os de vidro, que ainda deixam o interior à mostra em seus projetos de casa.

As plantas pequenas e mais delicadas também são bem-vindas. Com elas, a dica é criar um jardim suspenso, que é versátil e fica bem em qualquer espaço da casa. Para trazer esse estilo de jardim vertical, é possível usar grades metálicas, suportes e prateleiras de madeira e araras. Vale até apostar em carrinhos e deixá-los “andar” pelos cômodos.

Aposte nos materiais naturais

urban-jungle-materiais-naturais-plantas-na-decoração

Reprodução Pinterest

Além das plantas, trazer elementos naturais dá um upgrade nos cômodos com o estilo urban jungle. Se a ideia é reformar os móveis, uma das opções é apostar nas peças de madeira, que remetem à floresta. O piso também está incluso na lista. Já itens e roupas de cama feitos com fibras naturais ou pedras trazem um traço mais rústico aos locais.

Esses materiais podem ser utilizados até mesmo nos cômodos mais molhados, como o banheiro e a cozinha. No entanto, é preciso ter atenção para escolher produtos resistentes à água e umidade. Outro ponto importante é cuidar da limpeza do mobiliário, para que tudo fique em ordem e agradável no dia a dia.

Tem animal de estimação? Saiba os cuidados

urban-jungle-pets-plantas-em-casa

Ter um pet em casa requer alguns cuidados especiais. No caso de um lar repleto de plantas, o morador deve se preocupar em ter atenção com a escolha das espécies. Isso permite que o animal não entre em contato com alguma planta que possa colocar sua saúde em risco.

Algumas – como a comigo-ninguém-pode – podem causar alergia e, apenas com o contato físico, o pet pode apresentar vermelhidão, inchaços e concheiras. Nesses casos, é necessário procurar um veterinário para que se possa fazer o tratamento adequado. Hortênsias, lírios e tulipas são algumas flores que devem ficar longe.

Agora que você já sabe como adotar o estilo urban jungle, coloque as dicas em prática e tenha a sua própria floresta dentro de casa. Aproveite!

TAGS
camila