25 de fevereiro de 2019
Uma dúvida comum de quem se preocupa em zelar pela qualidade das roupas de cama é como lavar edredom. Por ser uma peça grande e, muitas vezes, pesada, é necessário ter alguns cuidados no momento de higienização, principalmente se for feito na máquina.
Pensando nas perguntas mais comuns em relação à higienização desses artigos, preparamos um dossiê completo com o passo a passo para que você tenha sempre um edredom limpo, macio, cheiroso e com cara de novo.
A etiqueta de lavagem é muito útil para realizar a higienização do edredom corretamente. O primeiro desenho geralmente representa uma bacia de água. Se estiver com um x em cima, quer dizer que a peça precisa ser lavada a seco. O número que fica dentro do símbolo é a temperatura máxima da água permitida. No caso de ter uma mão no ícone, a peça só pode ser lavada à mão.
O desenho de um triângulo diz respeito ao uso de alvejantes. O x significa que as peças não podem ser alvejadas. Porém, os produtos modernos, à base de oxigênio, costumam não causar danos ao edredom.
Um quadrado com um círculo dentro serve para mostrar se o produto pode ou não ser colocado em uma secadora. Se houver bolinhas pretas dentro, elas indicam a temperatura da máquina de secar. Uma bolinha quer dizer que você deve usar baixa temperatura, enquanto dois pontinhos permite o uso liberado do eletrodoméstico.
Por último vem o símbolo que representa o ferro. Cada ponto dentro do aparelho representa uma temperatura, assim como na secadora.
É muito importante verificar a capacidade da máquina antes de lavar edredom. Se ela for ultrapassada, tanto o tecido quanto o aparelho podem ser danificados.
Máquinas a partir de 10 quilos comportam bem um edredom de casal. Já modelos queen e king só podem ser lavados em eletrodomésticos com volume acima de 15 quilos.
Um erro comum é não checar a capacidade da secagem. Aparelhos com lava e seca geralmente têm um limite menor para a segunda função.
Para não correr o risco de embolar a manta interna nem danificar as costuras, recomenda-se usar o ciclo delicado. Se o artigo estiver muito sujo, deixe de molho por um dia e lave duas vezes.
O mais indicado para lavar edredom é usar sabão líquido, que evita manchas. Porém, se você preferir o produto em pó, dilua-o em água antes de jogar na máquina. O correto é colocá-lo só quando o aparelho estiver cheio de água.
O amaciante também pode manchar o tecido. O segredo para evitar que isso aconteça é não usar o dispenser da máquina. Coloque o produto diretamente na água no momento certo.
[spl_news]
Terminou a lavagem? Hora de secar. Para isso, é só colocar sua peça bem estendida em um local arejado. Se o edredom for colorido, deixe-o na sombra. Artigos claros podem ser colocados no sol. O ideal é que ele fique estendido por dois ou três dias para que a manta fique bem seca.
É preciso cuidado na hora de guardar. O ideal é usar sacos de TNT ou artigos a vácuo. Aliás, nunca guarde em sacolas plásticas, pois podem prejudicar o seu produto.
Para mantê-lo sempre limpo você pode passar o aspirador na peça de tempos em tempos. Isso ajuda a tirar a poeira do dia a dia, cabelos e pelos de animais domésticos. Dessa maneira, separe um bocal somente para este fim.
Chegar em casa e encontrar uma cama limpinha e cheirosa é muito mais gostoso. Aproveite nossas dicas de como lavar edredom e deixe seu quarto ainda mais aconchegante.
28 de maio de 2018
3 de abril de 2019
30 de março de 2023