decoração area gourmet

Aprenda a criar uma decoração de área gourmet com estilo

Decoração

Se você adora organizar almoços e jantares entre amigos e familiares, provavelmente já sonhou com um espaço equipado e charmoso para recebê-los, seja externo, seja interno. Para isso, é preciso criar uma decoração de área gourmet que una praticidade e estilo. 

Normalmente com eletrodomésticos e utensílios para o preparo de refeições, a área gourmet vem conquistando o coração dos brasileiros, tendo potencial de se tornar o melhor lugar da sua casa. A fim de te ajudar a decorar esse ambiente, separamos algumas dicas essenciais. Continue a leitura e confira! 

Escolha os móveis para área gourmet com sabedoria

móveis area gourmet

Selecionar os móveis para área gourmet é um dos primeiros passos para conquistar uma atmosfera de elegância e bem-estar. A escolha correta garante um ambiente coerente, prático e funcional. Veja o que não pode faltar:

  • mesa para área gourmet: considere o espaço disponível para selecionar o formato ideal da peça. Não se esqueça de que o material deve ser escolhido com base no seu ambiente. Sendo assim, em um espaço externo, priorize matérias-primas resistentes. A madeira maciça é uma ótima opção;
  • cadeiras para área gourmet: elementos imprescindíveis em sua mesa, também podem funcionar de forma elegante quando dispostas de maneira isolada. Cadeiras estofadas oferecem conforto e praticidade;
  • sofá para área gourmet: ideal para receber os amigos, é uma peça fundamental nesse ambiente. Tenha atenção na hora de escolher o tecido, já que o móvel estará exposto ao calor, vento e, algumas vezes, à chuva. Sendo assim, opte pelos tecidos sintéticos. O sofá em “L”, que se tornou queridinho na decoração para área gourmet, pode ser uma opção interessante;
  • bancada gourmet: esse espaço deve ser criado priorizando a praticidade. Afinal, ele vai te auxiliar no preparo das suas refeições. A facilidade da manutenção da peça precisa ser levada em conta. Porcelanato, granito e madeira são algumas alternativas.

Guie-se por um estilo decorativo 

estilo decoração area gourmet

Um dos aspectos mais interessantes do espaço gourmet é que essa área não precisa necessariamente seguir o mesmo estilo proposto no restante da casa. Como é aquele lugar em que você fica mais em contato com a natureza, oferece maior liberdade criativa no décor. No entanto, alguns tipos de decoração ficam apaixonantes nesse cenário. Conheça as opções:

  • moderna: com uma proposta mais clean e minimalista, esse estilo é baseado em móveis em linhas retas e cores vivas. Lembre-se de evitar o exagero de móveis e acessórios nessa decoração;
  • rústica: combine tons terrosos e cores neutras na composição. Opte por móveis em madeira, revestimento de cimento e acessórios com palha. A decoração de área gourmet do tipo deve contemplar a criação de um espaço aconchegante. Velas e flores completam esse cenário de modo elegante;
  • tropical: para compor essa estética, inspire-se nas belezas naturais do Brasil e abuse de cores vibrantes e estampas alegres. A fim de tornar os momentos na área gourmet mais agradáveis, aposte em muitas plantas, como samambaias, helicônias e bromélias.

Têxteis que dão o tom na decoração de área gourmet

mesa posta em área externa

Para o resultado da decoração de área gourmet ficar charmosa, é preciso completar o visual com peças elegantes. Nesse sentido, alguns artigos são essenciais na composição do ambiente. Confira quais são eles: 

  • toalha de mesa: já que a área gourmet é voltada para preparar e degustar refeições, não restam dúvidas de que a decoração da mesa é essencial. Na escolha da toalha, lembre-se de optar por peças confeccionadas com tecidos de qualidade e com estampas que combinem com os outros elementos do décor, como o centro de mesa, por exemplo;
  • manta decorativa: seja posicionada em poltronas ou sofás, essa peça versátil pode resultar em infinitas composições. Priorize opções em algodão, microfibra, lã e cashmere, e aproveite as diferentes texturas; 
  • almofada: esse acessório traz personalidade e complementa o décor. Para acertar na decoração com almofadas, não se esqueça de mesclar peças em diferentes tecidos, cores, texturas e estampas com criatividade.

Área gourmet pequena: como decorar

area gourmet pequena

Se você mora em um apartamento e pretende utilizar sua varanda como espaço de lazer, provavelmente terá um ambiente mais compacto. Dessa forma, cada escolha da decoração de área gourmet precisa ser feita com atenção. Lembre-se de que um espaço do tipo deve contar com locais específicos para o preparo de refeições e da degustação.

Inicialmente, a escolha certa dos móveis é fundamental. O ambiente deve ser projetado e contemplar a utilização de muitas gavetas e armários. Isso facilita a organização dos utensílios de gastronomia, além de te fazer ganhar tempo na hora de cozinhar.

Além disso, em um espaço gourmet pequeno, não se esqueça de pensar no conforto dos seus convidados. Então, o número e tamanho dos móveis ali presentes precisam ser levados em conta durante a composição do local. Considere a mobilidade e faça escolhas inteligentes.

Decoração de área gourmet com piscina

area gourmet com piscina

Tem um espaço gourmet com piscina? Esse recurso deixa a organização de festas muito mais fácil e divertida. Na hora de compor o visual, tenha muita atenção na escolha do piso, que deve ser atérmico e antiderrapante.

Outro ponto de atenção é o paisagismo. Tire proveito da iluminação natural e aproveite essa atmosfera. Outra dica interessante é trabalhar o conceito aberto em seu projeto. Dessa forma, você promove maior integração entre seus convidados em toda comemoração, tornando esses momentos inesquecíveis.

Além dos móveis para área externa essenciais em um espaço gourmet tradicional, a presença da piscina pede o uso de espreguiçadeiras. Elas incrementam o décor e  trazem o conforto do seu lar para fora de casa.

Como decorar a área gourmet com churrasqueira

espaço gourmet churrasco

Existe uma coisa mais brasileira do que um churrasco no final de semana? Por isso, invista em uma área gourmet equipada para o preparo de um banquete do tipo, com faqueiros e tábuas, por exemplo. Considere também a necessidade de que esse espaço esteja localizado em uma área coberta.

Ainda, uma opção interessante é manter o cultivo das suas hortaliças favoritas perto da área de churrasqueira. Assim, o sabor dos seus pratos ficará ainda mais agradável com ervas fresquinhas!

Outro ponto importante é de que a decoração de área gourmet com churrasqueira deve seguir um padrão harmônico de distância entre elementos para não poluir visualmente o espaço, sem deixar a praticidade de lado.

Decore seu lar com a mmartan

mesa posta com toalha cinza e louças brancas

Gostou das dicas e teve ideias para criar sua decoração de área gourmet? Aproveite para acessar a loja virtual da mmartan e conferir as opções de itens decorativos, móveis, utensílios práticos e muito mais. Será um prazer fazer parte desse espaço tão especial! 

 

camila