Mulher sentada na grama em um piquenique

Como fazer um piquenique? Dicas para um momento especial

Receber bem

Diante de uma rotina corrida e atribulada, pensar em momentos de descanso é essencial. Um piquenique, por exemplo, é uma ótima oportunidade para isso. Além de reunir pessoas queridas, o evento te deixa próximo à natureza, já que costuma acontecer ao ar livre. Mas, como fazer um piquenique?

Comidas gostosas, bebidas refrescantes e boas companhias são a fórmula perfeita! Porém, para tudo acontecer da melhor maneira, é preciso planejamento e levar algumas dicas em consideração. 

Abaixo, você encontra as principais informações sobre como organizar um piquenique para criar memórias inesquecíveis ao lado de quem você ama.

Como organizar um piquenique?

Alguns pontos precisam ser considerados na hora de organizar um piquenique. O primeiro passo é pensar no tipo de piquenique que você deseja fazer. Será uma reunião de amigos e familiares? Um chá de bebê? Ou um piquenique de aniversário?

A partir disso, fica mais fácil planejar o evento. Depois, faça uma lista de convidados e encontre o local ideal para acomodar as pessoas. Geralmente, as cidades têm praças e parques públicos com área verde onde se pode organizar um piquenique. Há, ainda, clubes e outros espaços privados que podem receber o evento. 

Uma dica para acertar na escolha do local é observar se o terreno é plano. Isso é fundamental para facilitar a disposição das comidas e bebidas. Além disso, cheque se há infraestrutura para atender os convidados. O fácil acesso a um banheiro, por exemplo, faz toda a diferença. 

Para definir a data perfeita, considere as condições climáticas para evitar surpresas. Também é interessante pensar sobre o calor para definir o horário. Evite momentos de sol muito quente. Pela manhã ou à tarde, após às 15 horas, são bons horários. 

O que levar para um piquenique?

Após definir data, horário e local, é hora de planejar o que levar para um piquenique. Para isso, você deve considerar algumas questões. Como o evento é ao ar livre, lanches leves, assados e frutas são mais fáceis de armazenar e carregar. 

Não se esqueça das bebidas! É importante pensar em opções para os diferentes gostos, além de, claro, a ocasião. Um piquenique romântico, por exemplo, pede um vinho. Já um piquenique infantil, várias opções de sucos. 

Após planejar as comidas e bebidas, não se esqueça de garantir talheres, pratos, guardanapos, copos e taças para os convidados. Lembre-se sempre de levar alguns itens extras para garantir o conforto de todos.

Além das comidas e bebidas, você pode pensar em itens para deixar o momento mais aconchegante e confortável. Também vale adicionar elementos decorativos, como flores, para deixar tudo ainda mais bonito. 

Cesta de piquenique com pães e frutas

Confira, abaixo, algumas sugestões para fazer o piquenique ideal:

Comidas para piquenique

Lanche natural; pão de queijo; tábua de frios com queijos e embutidos; muffin; croissant; bolo; frutas naturais cortadas; amêndoas e castanhas.

Bebidas para piquenique 

Suco natural; chá gelado; mate; água saborizada; vinho; champagne

Itens para completar o momento 

Toalha; mantas; almofadas; tapete; cestos; flores.

Como fazer um piquenique temático

Bowl de madeira com uvas e flores

O piquenique por si só já é um evento alegre, divertido e que te coloca em contato com a natureza. Além disso, é possível fazer piqueniques temáticos. Nesse caso, a essência de como fazer um piquenique é a mesma, mas alguns elementos fazem a diferença para caracterizar o evento. 

Piquenique romântico

No caso de um piquenique romântico, é interessante fazer uma decoração com almofadas e toalhas em estampas florais ou escolher peças em uma paleta de cores mais romântica, como rosa e vermelho. 

Para garantir o romantismo do momento, leve um vinho para brindar. Se estiver frio, não se esqueça de uma manta para aquecer e ficar pertinho da pessoa amada. Flores para decorar também combinam com o momento.

Uma dica importante é evitar parques com um fluxo intenso de pessoas, já que o excesso de barulho pode diminuir o romantismo. Prefira locais onde a natureza é a protagonista. 

Piquenique infantil

Para fazer um piquenique infantil, é essencial garantir um espaço amplo e seguro para as crianças brincarem e os adultos relaxarem com tranquilidade. Para as crianças, o ideal é fazer o piquenique pela manhã ou no meio da tarde.

No caso das comidas, leve porções pequenas e fáceis de manusear. Para as bebidas, o suco de frutas é uma ótima opção. O conforto fica por conta de almofadas espalhadas pelo espaço para as crianças descansarem entre uma brincadeira e outra. Dica: capas de almofadas coloridas deixam o espaço com a cara das crianças.

Piquenique de aniversário 

Na hora de planejar um piquenique de aniversário, além de considerar todos os pontos já citados acima, é essencial planejar algo fundamental para a data: o bolo! 

Para facilitar, você pode levá-lo em porções individuais. Se preferir um bolo inteiro, certifique-se de que terá onde apoiá-lo na hora do parabéns e de cortar os pedaços. 

Para decorar o espaço, conte com a ajuda de cestos e bandejas. E, claro, não se esqueça dos balões!

Acessórios para piquenique na mmartan

Tábua de queijos

Agora que você já sabe como fazer um piquenique, é hora de se preparar para esse momento especial. Além de planejar as comidas e bebidas, é interessante levar acessórios para deixar tudo bem aconchegante e confortável. 

Na mmartan você encontra toalhas, mantas, bowls, cestos e tantos outros itens para fazer um piquenique incrível na companhia de pessoas queridas. Acesse o site e confira!

TAGS piquenique
Claudia Ratti