Estilo pop art na decoração

Estilo pop art na decoração para uma casa mais alegre

12 de novembro de 2018

Tendências

Já pensou em entrar em casa e ser envolvido por uma explosão de alegria e alto astral? Isso é possível usando o estilo pop art na decoração, inspirado no movimento artístico famoso por imagens despojadas, cores fortes bem como sua ironia bem-humorada e crítica social.

Criar uma decoração pop art pode ser muito divertido e isso se reflete no clima do ambiente como um todo. Quer saber como se inspirar na estética? Veja algumas formas de mergulhar nesse universo e montar espaços cheios de energia e muito estimulantes.

Um passeio pela história do movimento

Um passeio pela história do estilo pop art

Gerar uma crítica subentendida aos excessos de uma sociedade capitalista é a motivação do movimento pop art. Dessa forma, os artistas se apropriaram de imagens usadas pela publicidade comum simplificadas, espelhadas e reinterpretadas em forma de rascunhos com cores ultra saturadas.

A forma figurativa tem como objetivo a união entre a vida e a arte. Por isso, nos quadros pop art, é possível ver personalidades, marcas e objetos da cultura popular representados em pinturas, colagens e até produtos de design gráfico.

O movimento, criado durante a década de 1950 na Inglaterra, teve seu auge em Nova York nos anos 1960 e revelou nomes como Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Peter Blake, Richard Hamilton, além de influenciar novos artistas como o brasileiro Romero Britto. Aliás, suas referências ainda são encontradas no universo da moda e decoração até os dias de hoje.

Uma pincelada do estilo pop art

Uma pincelada do estilo pop art (Reprodução – Pinterest)

Para criar um clima bem-humorado na decoração, aposte em quadros para parede com inspiração no estilo pop art. Pode ser uma representação das famosas obras de Warhol ou Lichtenstein, uma criação sua ou até uma colagem com imagens da cultura pop repaginadas, recoloridas e com o seu toque personalizado.

Esse tipo de arte pode se encaixar em diversas formas de decorar. Entretanto, as imagens harmonizam perfeitamente em estéticas com influências retrô, vintage, modernas e tropicais. Com esses estilos, não tem como errar.

Casas inspiradas em quadros

Ambientes em estilo pop art (Reprodução – Pinterest)

Uma boa ideia para quem quer mergulhar de cabeça no estilo pop art é transformar a casa em um cenário para quadros. E o primeiro passo para isso é criar uma decoração totalmente colorida, inspirada no color block. Vale incluir tons fortes em móveis, objetos decorativos, na parede e até com um teto colorido.

Outra dica é buscar artigos inusitados e com formatos descontraídos. Dessa forma, seu lar se torna uma verdadeira galeria de arte, pronta para ser apreciada.

Faça você mesmo

Estilo pop art DIY (Reprodução – Pinterest)

Você pode dar um toque do estilo e de quebra ter um quadro personalizado do seu pet. A ideia é simples: é só escolher uma foto bem bonita do seu cão ou gato, colocá-la em preto e branco e imprimir em um papel colorido. Depois, recorte a silhueta e cole em uma cartolina de outro tom.

Se quiser um trabalho profissional, contrate um designer gráfico, um pintor, escultor ou profissional de grafite para criar um retrato personalizado do seu animalzinho em cores pop art. Ele pode ser feito em forma de tela, colagem, stencil e até em escultura.

Uma casa com a personalidade de seu dono sempre é um espaço bem decorado. Use o estilo pop art para transparecer toda a sua descontração.

Imagem de capa: Reprodução – Pinterest
Camila Alves
Apaixonada por decoração, design e arquitetura, escreve sobre os assuntos há 9 anos. Formada em Design de Moda, passou por diversos veículos durante sua carreira profissional. Aproveita os finais de semana para colocar em prática seus projetos de Do It Yourself.