Luz natural

6 formas de deixar a luz natural entrar na sua casa

Bem-Estar

Acordar com a luz natural entrando pela janela é, além de muito gostoso, importante para a saúde. O sol é o principal responsável pela produção de vitamina D, que é capaz de auxiliar na produção de endorfina, aumentando a sensação de bem-estar, melhorando a qualidade do sono e diminuindo riscos de depressão.

Uma casa com bastante iluminação natural também gera uma grande economia de energia elétrica, eliminando a necessidade de luz artificial. Por isso, veja algumas formas de melhorar a incidência solar na sua casa e deixe o astro-rei iluminar e alegrar os seus dias.

1- Vá de branco

Luz natural - vá de branco

As cores claras possuem mais capacidade de refletir e irradiar a luz do sol do que tonalidades escuras. Por isso, aposte em nuances suaves e dê prioridade para paredes brancas.

O mesmo vale para móveis, objetos decorativos, têxteis, acessórios e estofados. Em tons claros, eles fazem com que o ambiente pareça maior e, consequentemente, mais iluminado.

2- Limpe e abra as janelas

Luz natural - janelas

Você tem o hábito de abrir todas as janelas da casa assim que acorda? Se não, saiba que essa prática ajuda a propagar a luz natural e deixar o espaço mais aconchegante visualmente.

Outra boa dica para ambientes bem iluminados é lembrar de limpar as janelas periodicamente. Vidros sem brilho e com impurezas podem ser os responsáveis por bloquear o fluxo de luz do espaço. O ideal é fazer a higienização mensalmente com a ajuda de água, produtos específicos para vidros, uma esponja macia e folhas de jornal para finalizar.

3- Aposte em claraboias

Luz natural - claraboia

Muitas vezes, alguns ambientes menores da casa, como corredores, banheiros e closets, não possuem janelas. A solução para melhorar a incidência de luz natural é instalar uma claraboia.

O artifício funciona como uma abertura no teto com o objetivo de resolver o problema de cômodos escuros. Além de aumentar a iluminação do espaço, a claraboia também garante uma melhor ventilação.

4- Escolha cortinas leves

Luz natural - cortinas leves

A lógica é simples: quanto mais leve for o tecido que cobre a janela, mais luz solar entrará em sua casa. Por isso, o ideal é que a cortina seja feita em materiais finos, como voil, seda, renda, organza e linho. Se for apostar em um modelo blackout para o quarto, certifique-se de que o artigo abra por completo.

Aqui também vale apostar em cores claras, como branco, bege, cru, off-white e gelo. Esses tons permitem que os raios de sol atravessem o tecido, iluminando o cômodo por completo.

5- Ambientes integrados irradiam luz natural

Luz natural - ambientes integrados

Quanto maior for o ambiente, mais fácil a luz natural passeia por ele. Por isso, cômodos integrados são os melhores amigos de quem quer um espaço mais iluminado.

Cômodos pequenos, mesmo que possuam uma janela, sempre passam a sensação de serem mais escuros do que são. A ideia aqui é eliminar os obstáculos para que os raios solares tenham total liberdade para se distribuir pelo imóvel.

[spl_news]

6- Tenha espelhos pela casa

Luz natural - espelhos

Uma boa alternativa para aproveitar melhor a iluminação natural é apostar em espelhos. Além de refletir a luz, as superfícies brilhantes fazem com que o ambiente ganhe um ar moderno e chic.

O ideal é instalar seus espelhos em locais estratégicos, como em frente para as janelas. Você também pode optar por móveis espelhados, em tons metálicos ou em materiais polidos como, por exemplo, itens em madeira com acabamento em laca.

A vida fica muito mais gostosa luz natural. Siga essas indicações e deixe o sol entrar na sua casa!

Camila Alves
Camila Alves
Apaixonada por decoração, design e arquitetura, escreve sobre os assuntos há 9 anos. Formada em Design de Moda, passou por diversos veículos durante sua carreira profissional. Aproveita os finais de semana para colocar em prática seus projetos de Do It Yourself.