Como dormir no calor com 10 dicas

Como dormir no calor com 10 truques fáceis

Bem-Estar

Quando as temperaturas estão mais altas, muitos têm dificuldades para descansar. O clima abafado atrapalha o sono e nem sempre é possível contar com a ajuda de um aparelho de ar condicionado. Então, como dormir no calor?

Para dormir, o termômetro corporal precisa apontar cerca de meio grau mais baixo do que o habitual. Porém, quando os dias estão mais quentes, pode haver uma maior dificuldade dessa troca de calor, atrapalhando no sono. A boa notícia é que há alguns truques simples que você pode fazer para driblar o desconforto no verão. Confira!

1- Como dormir no calor com ajuda do ventilador

Como dormir no calor - ventilador (Reprodução – Pinterest)

Virar o ventilador para você nem sempre é uma boa ideia, já que o vento quente não refresca em nada. O mais indicado é ligar o aparelho apontado para a janela. Assim, você expulsa o calor do quarto.

Se você possui um ventilador de teto e outro portátil, ligue o primeiro na função exaustor e posicione o segundo virado para a janela. Dessa maneira, o ambiente fica muito mais confortável e você consegue dormir melhor no calor.

Outro segredo é criar um ar condicionado caseiro. Basta encher uma vasilha com gelo e colocar na frente do ventilador. Conforme as pedras derretem, o vento fica gelado e se dissipa pelo cômodo.

2- Escolha roupas fresquinhas

Como dormir no calor - pijama

Na hora de dormir no verão, menos é mais. Use poucas peças de roupa, como shorts e camisetas leves. Os melhores tecidos são os naturais, altamente respiráveis. Dessa forma, prefira pijamas em 100% algodão ou seda. Deixe os materiais mistos e sintéticos, como poliéster, para dias mais frios.

3- Use a água a seu favor

Como dormir no calor - água (Reprodução – Pinterest)

O banho morno ou frio é uma excelente forma de baixar a temperatura do corpo antes de dormir, além de ajudar a relaxar. Seja de chuveiro ou banheiro, o hábito é ótimo para quem quer pegar no sono em noites quentes.

[spl_news]

Outro truque é colocar os punhos ou a parte interna do braço em água corrente por aproximadamente 30 segundos. Nesses locais, a corrente sanguínea está perto da superfície, deixando o sangue mais fresco e dando uma sensação de conforto térmico para o restante do corpo.

4- Coloque a cama no chão

Como dormir no calor - cama no chão

A física explica que o ar quente sobe e o frio desce e isso pode ajudar muito na hora de pegar no sono. Por isso, uma forma de dormir melhor no calor é deitar próximo do chão. Pode ser uma cama japonesa, o colchão puro ou até um futon. Aliás, se você morar em um sobrado, saiba que o clima do térreo costuma ser mais agradável.

5- Coma alimentos leves

Como dormir no calor - alimentos

Enquanto o corpo metaboliza os alimentos, ele gera calor. Ou seja, comidas pesadas aumentam a temperatura corporal. Dessa maneira, recomenda-se ingerir pratos leves e frios, como saladas, sanduíches naturais, frutas, vitaminas e smoothies. Assim, além de dar menos trabalho para o sistema digestivo, você evita ficar perto do fogão em dias abafados.

6- Escolha as roupas de cama certas

Como dormir no calor - roupa de cama

Optar por roupas de cama para o calor é muito fácil. Basta dar preferência para tecidos naturais, que costumam ser mais amenos. É o caso do algodão e seda, altamente respiráveis e muito indicados para noites de verão intenso. Evite materiais sintéticos, como poliéster e poliamida, que esquentam bastante e são mais indicados para o inverno.

Além disso, tire algumas camadas da sua cama. Guarde seus edredons e cobertores no armário. A colcha pode ser mantida durante o dia e retirada na hora de deitar.

7- Fique de olho no travesseiro

Como dormir no calor - travesseiro

A cabeça é um dos lugares por onde o corpo mais concentra calor. Dessa forma, escolher o travesseiro certo é muito importante para ter uma noite de sono confortável. Aqui vale a mesma regra das roupas de cama: prefira enchimentos e revestimentos em fibras naturais, como algodão.

8- Congele a roupa de cama

Como dormir no calor - congele a roupa de cama

Pode parecer inusitado, mas colocar a roupa de cama no congelador pode te ajudar a pegar no sono em dias de verão intenso. Para isso, pegue as peças secas, guarde em uma sacola plástica e deixe gelar por alguns minutos antes de deitar. Assim, você ganha conforto térmico e dorme facilmente.

9- Durma na rede

Como dormir no calor - rede

Quem mora em locais quentes, como o Nordeste brasileiro, não tem dúvidas de como dormir no calor. A verdade é que repousar em redes já é um hábito de alguns moradores desses lugares, que convivem com temperaturas altas o ano inteiro. Isso acontece porque as peças são suspensas, o que facilita a passagem do ar e ajudam a ter uma noite mais fresca.

10- Tire tudo da tomada

Como dormir no calor - desligue tudo

Você sabia que os aparelhos eletrônicos liberam calor, mesmo quando estão desligados? Por isso, para dormir melhor, tire tudo da tomada. Assim, além de economizar energia, você deixa a temperatura do quarto amena.

Agora que você sabe como dormir no calor, é possível aproveitar o melhor do verão com conforto e sono de qualidade.

Camila Alves
Apaixonada por decoração, design e arquitetura, escreve sobre os assuntos há 9 anos. Formada em Design de Moda, passou por diversos veículos durante sua carreira profissional. Aproveita os finais de semana para colocar em prática seus projetos de Do It Yourself.