Casa dançante - Praga

9 estilos arquitetônicos para você conhecer

Cultura & Lifestyle

Há milhares de anos a história da sociedade vem sendo contada de forma linear, sofrendo alterações conforme a época e região. E o estilo arquitetônico vem passando por mudanças, evoluindo e ganhando autenticidade conforme a cultura de cada país. 

Seus diversos estilos oferecem possibilidades para transformar e criar ambientes únicos. Suas influências são fontes de inspiração para pensadores, designers, artistas plásticos e movimentos artísticos ao redor do mundo e claro, é visto principalmente em estilos arquitetônicos de casas.

O que é o estilo arquitetônico? 

A arquitetura é um reflexo da sociedade e de sua evolução, tendo como elementos de contribuição a religião, política, ciência e acontecimentos históricos. Portanto, o estilo emerge da história da humanidade. 

Conhecido também como linguagem arquitetônica, um movimento pode incluir elementos como forma, métodos de construção e seus materiais, ideais, além da cultura regional, que é peça fundamental para a sua criação.    

Por sua vez, os “novos estilos” são uma rebelião contra um movimento já existente. Um ótimo exemplo é o pós-modernismo, que com o passar do tempo, se dividiu entre outros modelos arquitetônicos. 

Depois que sai de moda, a linguagem arquitetônica pode sofrer reinterpretações, como o classicismo que encontrou vida e novas formas no neoclassicismo e em todas as suas releituras, e surgiu de forma diferente, seja em estilos de casas ou obras de arte. 

Conheça os principais estilos arquitetônicos mais influentes da história 

Selecionamos os principais estilos arquitetônicos para você se inspirar e conhecer um pouco mais sobre cada um, sua história, referências e ligações, seja ele um estilo moderno ou clássico. Todos eles são capazes de levar para o seu projeto possibilidades e muita cultura. 

Arquitetura clássica: ligação com arquitetura Grega 

Gallery at the Vatican Museum

Apesar da arquitetura clássica ter iniciado antes de Cristo, sua influência transita com facilidade nos dias atuais. Ela proporciona elegância às suas construções e peças que são projetadas com base nesse movimento. Suas principais amostras são templos religiosos construídos em pedra. É possível ver sua produção em edifícios da Grécia Antiga e uma das suas principais características são as colunas. Sua grande obra é o Partenon, construído na Acrópole de Atenas. 

O estilo Gótico durou até o século XV

Catedral de Notre Dame

O Gótico surgiu no início do século X na França, antigamente conhecido como Opus Francigenum e, durante o período Iluminista, rebatizado de “gótico”. É visto principalmente em catedrais, privilegiando a verticalidade dos edifícios. A maioria de suas obras são consideradas patrimônio mundial da UNESCO, como a Catedral de Notre-Dame em Paris.

Beaux Arts: a evolução do classicismo francês do estilo Louis XIV

Estação Central de Nova Iorque

Surgiu em Paris, na escola de Belas Artes no ano de 1830 e fazia referência ao neoclassicismo, o gótico e o renascentista. Uma de suas principais obras é a Estação Central de Nova Iorque. 

Entenda a diferença entre Art Nouveau e Art Déco

O Art Nouveau foi muito apreciado entre 1890 até 1910, onde as pessoas buscavam trazer de volta a humanidade e a natureza. Suas principais características eram formas e estruturas naturais, como flores, plantas e linhas curvas. Já o Art Déco se inspira em elementos construtivos, uma arquitetura mais sólida e mais fria. 

  • Art Nouveau: em francês significa “arte nova” e em alemão jugendstill que significa “estilo da juventude”. É conhecido por ser um estilo de arte decorativa, e transitou da arquitetura à pintura, influenciando movimentos ao redor do mundo. 

Interior do Teatro Amazonas

  • Art Déco: surgiu logo após a Primeira Guerra Mundial, influenciando diversas áreas, assim como o Art Nouveau. Um dos primeiros e principais projetos desse estilo é o Teatro de Champs-Élysées, construído em 1913 por Auguste Perret.

Estádio do Pacaembu

Bauhaus: a revolução da arquitetura moderna 

Staatliches Bauhaus

A escola de Design Bauhaus foi criada em 1919 e em seu âmbito surgiu o estilo arquitetônico Bauhaus. Seu principal campo de estudo era a arquitetura, mas também tinha espaço para outras expressões artísticas. Seu estilo influenciou a América Latina e um dos projetos na qual podemos observar forte influência é a construção de Brasília. 

Arquitetura moderna: privilegiando a simplicidade 

Casa Batllo

O conjunto de movimentos culturais do século XX ficou conhecido como modernismo. A arquitetura moderna reúne todas as vertentes do Congresso Internacional de Arquitetura Moderna e embora cada artista tenha o seu próprio estilo, é possível notar elementos em comum, como a rejeição a estilos anteriores, por exemplo. Ela valoriza formas simples e geométricas em suas obras. 

Pós-moderno: uma nova perspectiva

Edifício SIS - Londres

Tem forte representação na América e na Europa, criando uma nova perspectiva, seja em seu discurso, manifesto ou projetos. Surgiu após a Segunda Guerra Mundial e foi introduzido a partir dos anos 60, tendo como principais características pluralidade, mistura do real e imaginário, individualismo, entre outros. 

Minimalismo: unindo simplicidade e design alto padrão 

Pavilhão de Barcelona

Para muitos o minimalismo vai além da estética, ele se tornou um estilo de vida e pode ser visto em obras de arte, edifícios, objetos e até mesmo na moda. A frase “menos é mais” é característica fundamental e seus adeptos optam por decorações e ambientes com poucos móveis, cores neutras e muita praticidade. 

Os estilos na construção e decoração do seu projeto 

Se você quer deixar a sua casa com um ar inspirador e transmitir muita história e cultura, você pode escolher o estilo arquitetônico que mais combina com a sua personalidade, seja ele Art Déco ou até mesmo Industrial.

O grande desafio é conhecer todos os estilos arquitetônicos e suas tendências, principalmente na decoração. Dessa forma ficará mais fácil de adaptar o movimento, criando opções interessantes e exclusivas. Por isso é importante aprender e conhecer todos eles antes de começar uma reforma. 

No site da mmartan você encontra produtos que transitam pelos estilos arquitetônicos, cada um com suas particularidades e diferenciais para você transformar o ambiente sem medo. Confira! 

TAGS
camila