edredom azul em uma cama montada

Como dobrar edredom? Veja o passo a passo e facilite a rotina

Cultura & Lifestyle

Todo enxoval deve ter um bom edredom para aquecer nas noites mais frias. No entanto, quando o produto não está em uso, é importante guardá-lo corretamente para garantir a vida útil. Para isso, dominar técnicas de como dobrar edredom faz toda a diferença. 

É verdade que dobrar edredom pode ser um desafio, em especial, por se tratar de uma peça grande e volumosa. Porém, com algumas dicas, é possível deixar o item compacto para manter a organização das roupas de cama. Quer saber como fazer isso da melhor maneira? As dicas que estão abaixo vão ajudar.

Passo a passo: como dobrar edredom

edredons de diferentes estampas enfileirados

A primeira coisa é garantir que haja espaço suficiente para fazer a dobra da maneira certa. Para ter suporte no processo, apoie a peça em uma cama ou em uma mesa grande. Lembre-se de verificar se a superfície está limpa! Agora, siga para o passo a passo de como dobrar edredom de casal ou solteiro.

  1. Dobre em terços

Alise todo o edredom para tirar as rugas e dobre um terço no sentido do comprimento. Depois, pegue o outro terço e dobre sobreposto ao primeiro. Você terá uma faixa longa e estreita. 

  1. Dobre as pontas

Dobre uma das pontas em direção ao centro, aproximadamente na metade do comprimento. Em seguida, dobre a outra ponta de forma sobreposta à primeira, resultando em uma forma retangular. 

  1. Dobre novamente 

O indicado é dobrar a forma retangular ao meio novamente, levando uma ponta até a outra. Para garantir que o edredom está compacto, alinhe as bordas e as pontas. 

É importante lembrar que os edredons podem ter características diferentes conforme o material e o acabamento. Por isso, faça os ajustes necessários nas dobras para atingir o resultado desejado. 

Como dobrar edredom do tipo envelope?

Nem todos sabem, mas existem diferentes formas de dobrar o edredom. Acima, foi ensinada uma das maneiras mais tradicionais de fazer a dobra. No entanto, algumas pessoas preferem dobrar o edredom no estilo envelope. Essa pode ser uma escolha mais eficiente para quem busca saber como dobrar edredom grosso, já que a peça fica mais compacta. 

Existem algumas vantagens em dobrar o edredom em formato de envelope. Em primeiro lugar, esse estilo economiza ainda mais espaço no guarda-roupa, já que a peça fica mais compacta. Outro ponto interessante é que, dessa forma, o edredom fica com menos rugas ao ser usado novamente. 

Confira o passo a passo de como dobrar edredom envelope

Como guardar edredom?

edredom estampado para a cama

Além de saber como dobrar edredom para ocupar menos espaço, é importante se atentar a alguns pontos na hora de guardar a peça. Durante os meses mais quentes do ano, o item costuma ficar guardado. Se você não fizer isso de forma correta, ele pode ficar danificado. 

Antes de dobrar o edredom, é fundamental garantir que a peça esteja completamente limpa e seca. Isso é importante para evitar odores desagradáveis e a formação de mofos. 

Após dobrar a peça da forma que preferir, é indicado guardá-la em um ambiente seco e livre de umidade. Uma dica interessante é colocar o edredom em uma capa protetora. Assim, você evita possíveis danos e poeiras. 

Geralmente, as roupas de cama são guardadas no armário, mas se o espaço for limitado, utilize caixas organizadoras. Essa opção facilita a rotina, já que você consegue mudar a caixa de lugar e manusear facilmente os itens guardados. 

Armazenar a peça corretamente é importante para manter o edredom bem conservado, sempre confortável e aconchegante para as noites. Vale lembrar que, ao retirar a peça do armário ou da caixa para usar novamente, é indicado deixá-la esticada para arejar antes do uso. 

Edredons para todos os estilos 

edredons de diferentes estilos para a cama

Os edredons estão entre os itens básicos da lista de enxoval. Eles são as escolhas ideais para garantir o conforto necessário nas noites mais frias. Além disso, com diferentes cores, estampas e acabamentos, eles adicionam uma dose de estilo no quarto. 

Na mmartan, você encontra modelos para diferentes gostos. Além dos edredons, é possível comprar capas de edredons, que facilitam ainda mais a rotina, já que são fáceis de trocar e lavar. 

Se você prefere peças que seguem um estilo mais clássico, existem cores neutras e elegantes para compor a decoração do seu quarto. Já se gosta de cores e estampas, existem dezenas de modelos para escolher. 

A mmartan conta com modelos microflanelados ou com acabamento em matelassê, ainda mais quentinhos e aconchegantes para o inverno. Independentemente do seu estilo, você encontra o modelo ideal para completar a sua cama com máximo conforto! 

Encontre jogos de lençol, kit de cama, colchas e outros itens para compor o seu enxoval. Acesse o site e escolha os seus favoritos! 

TAGS
Luana Cavalcante
Comecei a ler e escrever na 1° série da escola e desde então, nunca mais parei. Sou uma jovem apaixonada por todas as formas de comunicação, sobretudo por meio das palavras.