5 dicas para decoração com madeira

5 dicas para decoração com madeira em casa

Decoração

Do clássico e imponente ao delicado e natural, a madeira é um material super versátil e queridinho de diversas estéticas decorativas. Para apostar na decoração com madeira, você pode fazê-la de forma discreta ou dando destaque ao revestimento.

Aproveite os diferentes estilos e espécies de madeira disponíveis para incorporar nos mais variados estilos decorativos. Sendo assim, descubra como complementar os cômodos da sua casa e torná-la mais aconchegante e convidativa com os benefícios estéticos da madeira!

1 – Tipos de madeira para decoração

Com diferentes espécies de árvores e novos processos industriais, são muitas as opções de madeira que podem ser usadas na decoração da sua casa. Sendo assim, podemos inicialmente dividi-las em madeiras naturais e madeiras industriais.

Madeiras naturais

Entre as naturais, encontramos o material em sua verdadeira forma, sendo mais resistente e durável. Além disso, as peças ou revestimentos feitos com essa opção se mostram escolhas sofisticadas e de beleza exuberante para o décor. Algumas das espécies mais usadas são:

  • Madeira de demolição;
  • Carvalho;
  • Cedro;
  • Cerejeira;
  • Freijó;
  • Imbuia;
  • Ipê;
  • Mogno;
  • Pinus,
  • Pinho.

Decoração com madeira na sala

Madeiras industriais

De valor mais em conta, as opções industriais também podem ser mais ecológicas, reaproveitando sobras. Estas são bastante usadas para criar a estrutura de móveis e recebendo pintura ou uma lâmina por cima. São as mais conhecidas:

  • MDF;
  • MDP,
  • Compensado.

[spl_news]

2 – Decoração com madeira nos revestimentos

Uma opção de uso comum para a madeira na decoração é nos revestimentos da casa. Assim, muitos cômodos contam com pisos amadeirados. Para isso, é possível apostar na versão natural do material, assim como em variações chamadas de “laminados”.

Sendo assim, conquiste um visual mais rústico optando pela decoração com madeira de demolição no chão, reaproveitando tábuas usadas em outras casas ou que imitam o visual desta variação. Já para uma estética mais polida e sofisticada, escolha versões de madeira maciça.

Ainda em revestimentos, é possível usar a madeira em forma de painéis nas paredes. Assim, é possível esconder fios atrás do rack da sala, por exemplo. Além disso, a decoração com madeira na parede permite que o espaço se torne mais acolhedor e aconchegante.

Móveis para decoração com madeira

3 – Móveis em madeira

Outra forma de apostar na decoração com madeira é através de móveis produzidos neste material. Dos clássicos aos rústicos, esses podem ser feitos na opção maciça ou apenas com acabamento que imita madeira, transmitindo a sensação de aconchego característica do revestimento.

Além das peças com estética natural da madeira, os móveis também podem receber pinturas. Assim, os itens ganham um visual mais moderno, além de se encaixarem em diferentes estilos decorativos.

4 – Materiais que combinam com a madeira

Super versátil, a madeira pode ser combinada com diferentes estilos, cores e materiais. Sendo assim, se optar por um décor industrial, por exemplo, mescle o revestimento com ferro e cimento. Diferentes tecidos também complementam a sensação de conforto transmitida pela madeira.

O único cuidado é quando combinamos diferentes tipos de madeira. Para isso, prefira seguir uma mesma estética e tonalidade entre as espécies. Assim, o resultado se torna mais harmônico e sofisticado.

Decoração com madeira no quarto

5 – Aposte em tratamentos para peças de madeira em ambiente úmidos

Seja para área externas, banheiros ou cozinha, se o espaço sofrer com umidade e alta incidência de luz, é indicado tratar as peças em madeira. Um verniz impermeabilizante muitas vezes já soluciona a questão e torna seus produtos mais resistentes.

Agora que você já sabe as opções de decoração com madeira, inspire-se em seu conforto para completar os cantinhos da sua casa!

camila