7 passos para uma casa sustentável

7 passos para uma casa sustentável

20 de junho de 2018

Decoração

A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais forte. Por isso, muitas pessoas estão buscando projetos para uma casa sustentável, com o menor impacto possível e ainda reaproveite recursos naturais, que andam tão escassos no nosso planeta.

Uma decoração sustentável pode ser feita de duas formas: no momento da construção do imóvel, na reforma ou até em pequenas mudanças na composição de uma casa completa. Veja oito formas de reduzir o impacto ambiental com o seu espaço.

1 – Janelas grandes

Janelas grandes

Economizar energia elétrica é uma das principais inquietudes de quem quer uma casa sustentável. Uma das formas mais eficazes de poupar os recursos é ter janelas grandes. Assim, aproveita-se melhor a luz natural.

Ao instalar toldos e brises, é possível prevenir o aquecimento da casa, evitando o uso desnecessário de ar-condicionado e ventiladores no verão.

[spl_news]

2 – Aquecimento solar

Antigamente, o aquecimento solar era um grande investimento. Felizmente, hoje em dia é mais fácil e acessível usar a luz do astro-rei para esquentar a água do chuveiro, um dos maiores consumidores de eletricidade.

Com a ajuda de uma placa, o sol aquece a água presente no cano, puxando a água fria da caixa e substituindo-a pela quente. Assim você tem um banho quentinho sem se preocupar com o gasto excessivo de luz.

3 – Use madeira certificada

Use madeira certificada

A madeira certificada é proveniente do reflorestamento feito de forma sustentável. Ou seja, as árvores são cortadas de forma ecologicamente correta. Assim nenhuma área é desmatada de forma abrupta. As companhias responsáveis costumam plantar algumas espécies para substituir as que foram usadas.

Para garantir os móveis de sua casa sustentável, procure pelo selo de certificação do FSC (Forest Stewardship Council) que, além de indicar que as florestas sejam preservadas, garante responsabilidade social e econômica por parte da empresa extratora.

4 – Reuse a água da chuva

Outra responsabilidade que temos com o meio ambiente é poupar recursos hídricos. O uso de calhas, tanques ou cisternas possibilita a coleta de água da chuva e o aproveitamento em tarefas diversas, como regar o jardim, lavar a calçada ou até limpar o carro.

Usar torneiras com aerador é uma alternativa para economizar água. São aqueles modelos que parecem com um chuveirinho e têm uma vazão menor.

5 – Reciclar é preciso!

Reciclar é preciso

Se você já está com a casa construída e não planeja nenhuma reforma, uma boa forma de ter uma casa sustentável é reaproveitar materiais que costumam ir para o lixo. A boa notícia é que os materiais reutilizados estão na moda. Então aproveite para fazer móveis e objetos com pallets, caixotes, carretéis, pneus e o que mais estiver disponível.

Em relação ao restante dos resíduos, é importante nunca deixar de reciclar. Lembre-se de sempre retirar o remanescente de alimentos e outras sujeiras antes de jogar fora. Lave embalagens, amasse as latas de alumínio e dobre as garrafas plásticas.

6 – Economize energia

Economizar eletricidade é um grande favor que você faz ao planeta e às gerações futuras. Comece pelo básico: troque todas as lâmpadas por fluorescentes ou de LED, que resultam em alta economia e têm boa durabilidade.

Ao comprar um aparelho eletrônico, procure pelo selo da Procel, que indica quais produtos possuem melhores níveis de eficiência de energia. Assim você poupa recursos em longo prazo.

7 – Plante!

Além de gerar aconchego visual, as plantas ajudam no conforto térmico, eliminando a necessidade de ventiladores e ar condicionado. As espécies também tornam os umidificadores obsoletos.

É possível ter uma casa sustentável, não importa em qual fase da obra você se encontre. É só seguir nossas dicas e escolher viver de uma forma ecologicamente correta. O planeta agradece.

Camila Alves
Apaixonada por decoração, design e arquitetura, escreve sobre os assuntos há 9 anos. Formada em Design de Moda, passou por diversos veículos durante sua carreira profissional. Aproveita os finais de semana para colocar em prática seus projetos de Do It Yourself.