Iluminação de casa: guia completo para todos os cômodos

Decoração

Na hora de construir ou reformar, ter em mãos um bom projeto de iluminação de casa faz toda a diferença. Isso porque ele é fundamental para valorizar a arquitetura e também transmitir as sensações corretas de acordo com cada decoração dos ambientes. 

Certamente, um bom projeto de iluminação, com lâmpadas posicionadas em locais corretos, na quantidade ideal para o tamanho do espaço e personalizadas de acordo com cada lugar traz o aconchego e o conforto necessários para os moradores e para os hóspedes.  

Se você quer saber mais sobre a iluminação para casa, chegou ao lugar certo. Confira agora este guia completo que preparamos especialmente para você tirar todas as suas dúvidas e transformar a decoração do seu lar.

A importância da iluminação de casa 

iluminação de casa

A iluminação em casa, se executada de forma adequada, traz mais beleza, funcionalidade e bem-estar para todos. Para isso, ela precisa ser desenvolvida de acordo com as necessidades e ações rotineiras dos moradores, a quantidade de pessoas que circulam e até mesmo o tamanho dos móveis. 

É importante destacar que esse também é o momento de investir em soluções modernas e sustentáveis. Esse modelo de iluminação de casa “amigo da natureza” é ideal para quem não abre mão do conforto e não quer desperdiçar energia. 

O primeiro passo na hora de decidir

O primeiro passo para quem quer transformar sua iluminação de jardim e outros espaços interiores é planejar previamente cada ambiente. Você pode, por exemplo, definir quantas e quais luminárias usar, onde elas vão estar posicionadas, a temperatura ideal para cada espaço e a proporção com relação ao ambiente. 

Quando estiver pensando nesse projeto, evite usar muita luz, como mais de um abajur por espaço, por exemplo, para criar um efeito que, na prática, pode não funcionar. Lembre-se sempre de que o projeto perfeito tem a ver com os hábitos familiares e seus horários de uso. 

A iluminação de cada ambiente

Cada ambiente pede um tipo de iluminação de casa e, consequentemente, precisa de itens, lâmpadas e posicionamentos específicos. E como cada espaço é único, não existe uma regra geral para todos. Confira abaixo as indicações para cada cômodo: 

Quarto

Um ambiente tranquilo e suave como esse pede uma iluminação de quarto a altura. Aposte em dimmer para controlar a intensidade e em luzes mais amarelas para transmitir e aprimorar a sensação de aconchego e conforto. Invista também em abajures posicionados ao lado da cama como forma de luz indireta. 

Sala de estar e sala de jantar

iluminação de casa

A iluminação da sala comporta algo mais suave e que dá destaque para as mesas laterais ou para a mesa de centro presente no cômodo. Para a sala de estar, você pode investir em iluminações indiretas, como abajures ou luminárias de piso. 

Já para a iluminação da sala de jantar, ter uma luz posicionada em cima da mesa é essencial. Use um lustre ou pontos auxiliares nas laterais para criar o efeito desejado para esse lugar. 

Cozinha

Iluminação de casa

A iluminação da cozinha precisa ser bem clara e intensa, porque estamos falando de um lugar muito utilizado na casa. O ideal aqui é a luz branca, mas você também pode acrescentar fitas de LED embaixo dos armários, por exemplo, para acrescentar focos de luz. 

Banheiro

O ideal é que a iluminação do banheiro seja clara e também esteja posicionada próximo ao lavatório. Nesse caso, uma luz indireta, como em pendentes e arandelas na lateral, não criará sombra e deixará o reflexo no espelho suficientemente iluminado. 

Iluminando as áreas externas

iluminação de casa

Se você quer uma iluminação externa para a sua casa, de forma elegante e funcional ao mesmo tempo, fique atento a alguns detalhes. O ideal é que você crie pontos de destaque para valorizar o ambiente. Aqui, fitas de LED na borda da piscina vão complementar esse conceito. 

Considere sempre posicionar a sua luz da melhor maneira possível, para que não restem áreas escuras que possam desfavorecer a sua iluminação de casa. Uma dica é instalar sensores automáticos que vão acionar logo ao anoitecer.

Já os sensores de presença são ideais para os ambientes de convivência da casa, como em áreas de churrasco e varandas. Eles são mais econômicos e fazem com que o ambiente seja iluminado apenas quando há alguém por perto. 

Lembre-se: sempre escolha equipamentos próprios para varandas, gramados e pontos localizados externamente. Eles precisam resistir a chuvas, ventos fortes e outras adversidades climáticas. 

Complete a decoração da sua casa

Se você também amou saber como montar uma iluminação de casa perfeita, chegou a hora de pensar em todos os detalhes para decorar cada um desses espaços. Navegue pelo site da mmartan e descubra lindas opções para complementar seus ambientes.

São pequenos itens decorativos, almofadas, jogos de cama, velas e diferentes modelos de castiçais para você imprimir toda a sua personalidade nos espaços da sua casa ou apartamento. 

TAGS
Dreisse Paulo
Dreisse Paulo
Uma mineira apaixonada por São Paulo que acredita que as palavras podem (e vão!) mudar o mundo. Se formou em jornalismo para deixar sua contribuição e, de lá para cá, não parou um dia sequer.