Decoração de outono

Decoração de outono para o quarto

Tendências

Quando o tempo começa a esfriar, é hora de se preparar. Assim como as folhas caem para dar lugar à renovação, é hora de também transformar a casa, ceder espaço às novas energias e dar boas vindas à estação. É o momento perfeito para focar na decoração de outono.

O dormitório é o espaço que mais pede aconchego. Por isso, compor um quarto especialmente para o outono é uma forma de aquecer e conferir conforto visual ao ambiente. Veja algumas dicas de como usar o clima da estação para combinar espaços lindos e acolhedores.

Cores ideais para a decoração de outono

Decoração de outono bege

A Pantone, maior autoridade em cores do mundo, costuma ditar quais serão as matizes tendência para cada estação. Porém, nem sempre é necessário recorrer à ajuda profissional para criar uma decoração de outono. A dica é simples: é só apostar em tons que dão a sensação de bem-estar e calor.

Entre as cores mais usadas para a época se destacam os tons terrosos. Alguns exemplos são o areia, bege, marrom, mostarda, vinho, verde militar, castanho e laranja, que combinam entre si e podem criar uma atmosfera acolhedora. Você pode ainda usar matizes sóbrias, como preto, cinza, off-white e chumbo. Por outro lado, o pastel também dá um conforto visual. Dessa maneira, está liberado abusar do rosa queimado, amarelo claro, verde e azul bebê.

Cama quentinha

Decoração de outono para cama

O conforto do quarto começa pela cama. Sendo assim, ao fazer a composição do dormitório, aposte em peças que conferem comodidade e calor ao espaço e oferecem uma boa noite de sono.

Vamos começar pelos lençóis? Quanto mais grosso o tecido for, mais ele vai reter calor. Depois, troque as colchas finas por edredons grossos. Aposte em uma peça bem quentinha e pesada. Considere um produto com lã em um dos seus lados.

[spl_news]

Para os dias mais frios, tenha sempre à mão um cobertor ou manta. Com um produto em lã, não tem como errar. Porém, é possível também adquirir uma peça em microfibra, que aquece bem, pesa menos e ocupa pouco espaço no armário.

As almofadas são ótimas aliadas da decoração de outono. Fake fur, tricô, crochê, veludo, camurça e outros tecidos grossos são excelentes pedidas para deixar a cama mais gostosa.

Outros itens para quarto

Outros itens de decoração de outono

Nem só de cama vive um quarto, não é? A sensação gostosa pode aparecer em outros itens do cômodo, que também são responsáveis por uma atmosfera de bem-estar. A cortina é um deles. Dessa maneira, para aquecer o dormitório, pendure produtos em tecidos grossos e encorpados, como linho, shantung, sarja e veludo. O produto evita a entrada de vento gelado pelas frestas da janela.

Outra forma de aquecer o espaço é o uso de tapetes. Eles podem cobrir toda a área em torno da cama ou simplesmente aparecer em forma de passadeira. Dessa forma, seus pés estarão protegidos do chão gelado pelas manhãs.

Para uma decoração de outono completa, mude a iluminação do seu quarto. Dessa maneira, troque as lâmpadas brancas por luzes amareladas, que dão a sensação de aconchego para qualquer espaço.

Se você for renovar completamente o seu quarto, a dica é abusar de móveis de madeira. Afinal, o material é um isolante natural e ajuda a deixar o frio do lado de fora.

No fim do dia, que tal acender algumas velas aromáticas para ajudar a aquecer o quarto? Elas criam um clima intimista e deixam um cheirinho gostoso no ar.

Camila Alves
Camila Alves
Apaixonada por decoração, design e arquitetura, escreve sobre os assuntos há 9 anos. Formada em Design de Moda, passou por diversos veículos durante sua carreira profissional. Aproveita os finais de semana para colocar em prática seus projetos de Do It Yourself.