Ikigai como aplicar a tendência na decoraçaõ

Ikigai: aprenda a aplicar essa tendência na decoração

12 de junho de 2018

Tendências

Ter um propósito é fundamental. Essa é uma das crenças mais fortes do ikigai, conceito japonês que estimula a busca pela felicidade. A filosofia é considerada pelos orientais como um segredo para uma vida longa e repleta de significado. Entretanto, o que muitos não sabem, é que essa concepção pode ser aplicada em diferentes campos das nossas vidas, inclusiva na decoração!

Nosso lar é um reflexo direto do que somos e o do que pensamos. Sendo assim, nada melhor do que colocar nossa personalidade dentro de casa. Ao aprender sobre o ikigai, você consegue trazer sua essência dentro do décor! Inspirando-se nesse método, é possível sentir o máximo bem-estar nos momentos de descanso, enquanto cada ambiente fica repleto de estilo. Confira:

Afinal, o que é o ikigai?

O termo japonês mistura as expressões “iki”, que representa “vida”, e “gai”, que significa “valor”. Juntas, formam uma palavra que pode ser traduzida de modo simples como “a razão de ser”. Esse conceito se tornou difundido ao redor do mundo nos últimos meses por conta do livro “Ikigai: os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz”.

Seus autores, Héctor García e Francesc Miralles, ficaram intrigados com uma pequena ilha no sul do Japão chamada Okinawa. Lá, a proporção de pessoas que chegam aos cem anos ou mais é muito maior do que no restante do mundo. Por conta disso, viajaram à aldeia para conhecer um pouco da sabedoria daqueles anciãos.

Da viagem, trouxeram ao mundo a mandala desse conceito oriental, de autoria e origem desconhecidas, que mostra os encontros entre as áreas de uma vida feliz. Visualmente, esse diagrama é realizado por meio de quatro círculos: “aquilo que você ama”, “o que o mundo precisa”, “aquilo em que você é bom” e “o que você é pago para fazer”. Encontrando o equilíbrio entre esses campos, você consegue vivenciar o ikigai ao seu máximo!

Como aplicar o conceito no décor

O que te faz feliz? Respondendo essa pergunta, é possível começar a decorar seguindo essa filosofia milenar. Seguindo esse conjunto de ideais do Oriente, você incorpora elementos relacionados à natureza e acessórios com valor afetivo. Nesse contexto, porta-retratos com fotos da família, lembranças de viagens e presentes dados por amigos queridos ganham peso no décor.

O ikigai prega que o segredo da vida está na simplicidade. Sendo assim, aposte em poucos móveis e traga apenas o necessário para dentro do seu lar. É ainda indicado desapegar de itens que não fazem mais sentido em sua casa. Doar peças de vestuário há muito não utilizadas, por exemplo, se mostra como uma ótima maneira de ganhar espaço, energizar seu espaço e ainda fazer uma boa ação!

Lembre-se ainda de cada item na decoração não deve ser escolhido por acaso ou pensado de modo superficial. Nesse tipo de décor, o intuito é selecionar artigos escolhidos a dedo por conta das sensações que nos despertam.

[spl_news]

Como a filosofia também é bastante pautada no nosso reencontro com a natureza, aposte em uma decoração com plantas, que reconhecidamente promove bem-estar. Com relação a paleta de cores, é preferível fazer uso de tons claros, que trazem leveza e tranquilidade. Assim, você garante o ikigai em sua casa!

Gostou das dicas? Não deixe de contar para a gente o que achou dessa filosofia na caixa de comentários!

camila